As 7 Principais Técnicas em SEO que Você Não Pode Deixar de Usar no Seu Site!

Fazer um bom trabalho de SEO é fundamental para qualquer site, mas como fazer isso do jeito certo? Essa é uma pergunta muito frequente que recebemos e um problema muito comum entre os sites com baixa relevância nos mecanismos de busca, como o Google.

Otimizar as páginas do seu Site pode abrir as portas do seu negócio na Web e te ajudar a ter um resultado efetivo, a partir de diversas pesquisas que forem realizadas pelos usuários nos buscadores.

7 Dicas de SEO

Aplicar palavras chaves nos textos relacionadas aos seus produtos ou serviços e técnicas de SEO, faz com que os motores de buscas indiquem o seu artigo ou página do site como uma sugestão de resultado. É claro que para atingir o topo das pesquisas e estar entre os primeiros do buscador, depende de uma sequencia de estratégias de Search Engine Optimization (SEO).

Fazer SEO é um trabalho duro e que exige ajustes constantes para manter sua posição no Google ou melhorar sua posição. Não precisa pensar em desisir!

A partir de agora, você vai ter todas essas informações e técnicas listadas neste artigo, para atingir o topo do Google e ser facilmente encontrado na Web. Vamos entender o que é SEO?


Entendendo o que é SEO

Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO, é um conjunto de técnicas que são aplicadas em uma página, seja ela um artigou, página de serviço ou qualquer página do seu site, com o objetivo de melhorar seu posicionamento como sugestão de resultados do Google e outros buscadores.

Para ficar mais fácil, significa que são configurações feitas nas suas páginas e também no seu conteúdo, que vão permitir que elas apareçam entre os primeiros nas buscas.

Em uma estratégia de SEO, diferente de qualquer outra estratégia de marketing, quem vai atrás de você é o usuário, e não ao contrário. Isso ocorre principalmente a partir de pesquisas que são feitas por um público alvo, sempre relacionados à sua marca, produtos ou serviços.

Esses termos são denominados Palavras Chaves, que correspondem a exata busca que o usuário faz quando procura em um buscador por algo.

Utilizando técnicas de SEO dentro do seu conteúdo ou página, você trabalha esses termos chaves, fortalecendo seu posicionamento em cima delas. Como resultado, o buscador combina seu conteúdo que você está oferecendo mais a pesquisa do usuário, classificando a sua página entre as sugestão de resultados para aquela determinada busca.

  • É muito importante entender, que de forma orgânica, o que vai determinar sua relevância nos buscadores, em relação aos seus concorrentes, é justamente um bom trabalho de SEO.

  • Pode não ser fácil chegar no topo do Google. Ainda mais quando você trabalha em um mercado com termos chaves muito concorridos. Mas é uma estratégia, que feita com as boas práticas, é certamente válida.

  • Com SEO, você atraí resultado de forma orgânica, sem investir em anúncios patrocinados. Isso no médio e longo prazo, também pode te tornar uma referência sobre aquele tema, pela quantidade de conteúdo relevânte disponível na web com a utilização dessas técnicas.

Ou seja, você deixa de pagar por mídia paga (ou economiza), para ocupar um espaço privilegiado e de destaque nos buscadores, de forma orgânica.

Então agora que já sabemos o que é SEO, vamos direto ao que interessa, para você construir a sua estratégia com as melhores técnicas do SEO. Vamos lá?

1. Pesquisa e Utilização de Palavras Chaves

Antes de pensar em criar um conteúdo no seu site, pense primeiro em escolher a palavra-chave que você deseja rankear no Google e nos outros buscadores. Faça uma pesquisa sobre quais são as palavras chaves com maior relevância e procura nesses buscadores.

Google Keywoord Planner

Para isso, indicamos utilizar a ferramenta gratuita do Google, o Keywoord Planner ou a ferramenta paga, que chama Keywordtool.

Através do uso dessas ferramentas, você pode procurar sugestões de palavras-chave, apenas digitando as principais palavras que deseja segmentar. As ferramentas vão mostrar o número de pesquisas diárias e mensais, que são realizadas nos buscadores de acordo com cada palavra chave. Fora isso você também vai visualizar diversas sugestões da ferramenta, de outras palavras que você pode utilizar.

Outro método bem prático e fácil, é pesquisar no próprio Google pela palavra chave principal e verificar as sugestões com base nas pesquisas mais populares.

O importante é escolher até três palavras-chave principais para não saturar seu conteúdo. Dê preferência à palavras que conectam-se com a proposta do que você irá redigir e verifique a volumetria de pesquisas por esse termo. Vai agregar bastante na indexação da página.

2º Conteúdo de Relevância e Qualidade

O conteúdo da internet funciona praticamente como uma moeda de troca nesse ecossistema web. Você gera o conteúdo e recebe em troca um visitante na sua página e até mesmo um lead.

Pesquisar e utilizar as palavras chave para redigir o conteúdo, não é o suficiente. Você precisa lapidar esse conteúdo de uma forma relevante, que seja útil para os leitores e que prenda ele na sua página por alguns minutos. O usuário que se interessa por um artigo, costuma passar mais de 1 minuto naquela página e consequentemente acaba consumindo mais que uma página.

Antes de escrever seu artigo ou texto, procure sempre manter a originalidade do texto, ser autentico e verifique textos que já estão bem classificados no Google, de acordo com as palavra-chave que você selecionou, para ter uma base de onde partir.

Não copie os textos ou faça plágio. O Google consegue identificar quando a pessoa copiou o texto, ou fez poucas adaptações nele e acabam penalizando seu resultado nos buscadores.

Por isso, inovar e trazer novas informações em um texto é essencial para obter destaque nos buscadores. Se você identificar em um texto na internet, que já possuí relevância, que ficaram faltando informações, tabelas, listas, gráficos, que você poderia utilizar. Não pense duas vezes e escreva! Os motores de busca valorizam esses recursos, pois facilitam a absorção desse conteúdo relevante e facilitam na entrega.

3º Título da Página Convidativo

Temos que concordar, que uma das principais formas de chamar a atenção do usuário, que está visualizando nossa pesquisa, é através do título, certo?

Um título bem feito, é o primeiro passo, tanto para o leitor, quanto para os motores de buscas determinarem a relevância do seu conteúdo.

Insira sempre sua palavra-chave de negócio, no título da página ou texto que for redigir. Atente-se também ao tamanho desse título, pois o máximo permitido para uma boa indexação são 60 caracteres. Posicione sempre sua palavra chave no começo desse título, isso evita que o termo trabalhado na página acabe sendo cortado na hora de apresentar no Google.

Se a palavra chave não aparecer nesse título, vai interferir diretamente na relevância da sua postagem e pode não te dar um bom reultado nas buscas.

Adote este cuidado com cada uma das suas publicações! Colocar a palavra chave no começo vai te ajudar muito, mesmo que seu título tenha mais que 60 caracteres.

4º Escreva uma Boa Meta Tag Description

Da mesma forma que existe uma regra, no número de caracteres para o nosso título, na nossa meta description não é diferente. Essa descrição deve conter no máximo, até 160 caracteres.

Esse texto vai aparecer como descrição na pesquisa do Google, logo abaixo do título, na hora que o usuário realizar uma pesquisa no buscador.

Seja claro e objetivo na hora de redigir essa descrição, fornecendo as informações da forma mais clara para o usuário se sentir convidado a entrar no seu artigo ou página.

Essa tag serve como um resumo de tudo que será abordado dentro da página e apresenta as principais razões pelo qual o usuário deve clicar e conferir o artigo. Consulte as outras metatags nesse link.

5º Estruture a página com: H1, H2, H3...

Já imaginou ler um jornal que não tivesse manchete, no trabalho que daria para saber o tema que está sendo abordado? Possívelmente, a pessoa só conseguiria entender na metade do artigo.

Título e subtítulos possuem essa mesma função que as manchetes de um jornal. São eles que dão contexto ao conteúdo e também ajudam a organizar e hierarquizar toda a informação, para o usuário navegar nele.

O Google entendeu da importância de ter um conteúdo organizado e formatado, colocando as informações nessa hierarquia, do mais importante para o menos importante.

Você pode utilizar tags de título do h1 ao h6, porém, é indicado utilizar pelo menos até o h3 nos seus textos, para ter minimamente uma estruturação hierarquica.

Uma boa dica é utilizar a palavra-chave direto no seu cabeçalho h1. Esse título é o de maior relevância do seu texto. Lembre-se que utilizar data de publicação, autor e categoria também vai ajudar a posicionar bem o seu site.

6º Tenha um Sitemap no Site

Um Sitemap é o mapa do seu site, que contem todos os links para as suas páginas. Esse arquivo ajuda o Google a rastrear facilmente suas páginas e indexar seu conteúdo.

Se você estiver utilizando o Wordpress, existe um plugin que pode ser instalado nele, que faz todo o trabalho de gerar esse Sitemap automático. O nome desse plugin é: Sitemap XML.

Agora se você tiver um site programado ou um CMS personalizado, pode recorrer a um gerador de XML e incluir ele dentro dos arquivos do seu site. Indicamos utilizar essa ferramenta: www.xml-sitemaps.com

7º Preencha as Tags Alt

O Google não consegue visualizar a imagem que você colocou no seu site. Quando temos fotos ou ilustrações no conteúdo, precisamos identificar para o Google o que essa imagem representa. É um erro muito comum entre criadores de site, pois na grande maioria, não preenchem essa informação e acabam sofrendo por punições.

A Tag Alt da sua imagem, serve para passar ao Google, o que ela representa. Se for um ícone, você diz para o Google que é um ícone e ele lê esse texto alternativo.

Você praticamente está explicando ao buscador qual o assunto dessa imagem.

Pense em utilizar sua palavra-chave nessa tag, de uma maneira leve, que não fique sem sentido. Esse trabalho é relevante quando pensamos nos resultados de pesquisa nas fotos, através daquela determinada palavra.

O importante é explicar o conceito da imagem! Faça isso de uma maneira clara e objetiva.

Conclusão:

Neste artigo, falamos sobre diversas técnicas em SEO, que devem estar dentro da sua estratégia de marketing. Quem deseja gerar tráfego orgânico, atrair novos visitantes e, a partir daí, iniciar uma jornada de relacionamento com eles, o caminho sustentável é o SEO!

Como são raros aqueles que passam para a segunda página de pesquisa do Google, quanto mais perto seu conteúdo estiver no topo, melhor para seus resultados!

E para isso, lembre-se! Conteúdo de qualidade, foco na experiência do usuário e utilize as palavra chave com sabedoria!

Fonte: ResultadosDigitais